Castanha de Caju, Riqueza Brasileira

30 de maio de 2019 | Por

Conhecida por ser uma das principais oleaginosas com origem brasileira, a castanha de caju é grande aliada nas dietas. Mas, antes de falar mais sobre seus benefícios, é importante esclarecer uma diferença importante: a castanha de caju não é semelhante a castanha do pará!

O famoso fruto vem do cajueiro e faz parte do caju. Tanto servido in natura quanto torrado, ela é altamente vantajosa para a saúde.

 

Benefícios da castanha de caju

Ela é muito rica em gordura boa, por isso é bastante indicada como lanche para saciar facilmente a fome. Seu sabor é bem característico ao paladar brasileiro e a castanha de caju pode ser encontrada o ano todo.

Devido às suas propriedades, a castanha de caju previne o colesterol ruim, aumenta o colesterol bom, auxilia na redução da pressão arterial, fortalece o sistema imunológico e é rica em ferro e antioxidantes, como a vitamina E.

 

Além do consumo in natura

            Engana-se quem imagina que o consumo da castanha de caju deve ser feito apenas puro. É possível criar várias receitas e uma das formas que mais vem sendo utilizada é o Leite de castanha de caju.

Trata-se de uma ótima opção a quem possui intolerância à lactose, além de ter um preparo muito fácil.

 

Como preparar o leite de castanha de caju

            Para fazer o leite, coloque as castanhas de molho com água filtrada durante 8 horas e depois descarte essa água. Bata ascastanhas com água mineral, coe em um saquinho ou em uma peneira bem fina. Conserve na geladeira e consuma em até três dias.

Também é possível criar diversas outras possibilidades com a castanha de caju. Confira um exemplo na receita abaixo.

 

RECEITAS DA SEMANA

Paçoca de Castanha de Caju

 

Ingredientes

– 200g de castanha de caju
– 140g de açúcar
– 2g de sal

Modo de Preparo

Torre as castanhas no forno por 12 minutos em fogo baixo (150°C).Triture o açúcar no liquidificador para deixá-lo mais fino, como um pó.Acrescente metade das castanhas e bata em velocidade máxima por 30 segundos aproximadamente.Mexa com uma colher para soltar e junte o restante da castanha. Bata novamente e aos poucos até obter uma farofa.Passe a paçoca para outra travessa, ponha o sal e misture com as mãos.Modele as paçoquinhas com forminhas ou aros, prensando bem.Solte com cuidado as paçocas sobre uma assadeira e leve para secar no forno por mais 10 minutos a 140°C. Reserve em embalagem plástica fechada em local seco e fresco até a hora de servir.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.