Os inúmeros benefícios da Semente de Urucum

2 de maio de 2019 | Por

Ela é conhecida por ser utilizada pelos indígenas e por sua famosa coloração. O urucum é um artigo genuinamente brasileiro que pode ser utilizado de diferentes formas.

Hoje vamos falar diretamente sobre a semente de urucum, também conhecida como semente de colorau já que as suas folhas e óleo essencial também são utilizados. Muito além da coloração avermelhada, existem inúmeros benefícios para a saúde.

Benefícios do Urucum

            O urucum é rico em cálcio, fósforo, ferro, aminoácidos, e nas vitaminas B2, B3, A e C. Além disso, contém cianidina, ácidos elágico e salicílico, saponinas e taninos que ajudam a prevenir e tratar doenças. Na prática, isso significa que ele auxilia contra a diabetes e o colesterol, o envelhecimento precoce, possui efeito cicatrizante, fortalece os ossos, alivia dores de estômago e ajuda na cicatrização e na redução de peso.

Uma dica é misturar as sementes de urucum com óleo de coco ou azeite de oliva. Essa composição produz um remédio caseiro que pode ser aplicado topicamente para tratar queimaduras, feridas e picadas de insetos.

 

Colorau

O famoso colorau, corante avermelhado utilizado em diversas receitas, é extraído da semente de urucum. Para se ter uma ideia, mais da metade das sementes são utilizadas para este condimento.

Inicialmente, o colorau era extraído apenas pelas sementes moídas em um pilão. Como o avanço da tecnologia, ele passou a ser extraído com o auxílio de máquinas e a ser misturado a outras farinhas, como o fubá.

O colorau é utilizado na culinária e não altera o sabor dos alimentos,pois sua função é unicamente oferecer mais cor, além de todos os benefícios para a saúde.

RECEITAS DA SEMANA

Frango com Colorau

 

Ingredientes

  • 1/2 kg de frango em pedaços
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 1/2 colher (sopa) de colorau
  • Shoyu a gosto.
  • Azeitonas a gosto.

 

Modo de Preparo

Tempere o frango e reserve. Corte as cebolas em cubos e doure com um pouco de óleo. Frite os dentes de alhos amassados junto com a cebola. Quando estiverem dourados, acrescente o colorau.Em seguida, acrescente o frango, mexa bastante até dourar o frango e acrescente um pouco de shoyu.Coloque 2 dedos de um copo americano com água. Coloque na panela de pressão e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.Se necessário, acrescente mais água e deixe cozinhar por mais alguns minutos.Assim que cozido, deixe secar o restante de água, se sobrar, em fogo alto.Deixe o frango dourar novamente e acrescente as azeitonas.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.