Clássicos de Ano Novo

26 de dezembro de 2018 | Por

Todo ano, quando chega o réveillon, seguimos uma série de rituais de passagem para um ano novo de prosperidade. Não podem faltar as roupas brancas, o espumante e, claro, as comidinhas clássicas para atrair bons fluidos e começar 2019 com o pé direito.

Resgatamos alguns desses elementos e as histórias por trás deles para incluir na sua ceia:

Lentilha

            O famoso grão é associado à sorte financeira, isso devido ao seu formato semelhante ao de uma moeda. O hábito de servir lentilha na passagem de ano tem origem italiana e, hoje, é seguido no Brasil e em diversos países da América do Sul.

Romã

            Essa fruta saborosa, além de saudável, remete à fertilidade e ao amor devido à sua cor rosada. Uma dica é guardar três sementes de romã, já secas, na carteira ao longo do ano que está chegando – a superstição diz que traz prosperidade e abundância.

Uva

            Outro truque famoso é o da uva na virada de ano: dizem que comer doze grãos traz sorte, sendo que cada grão corresponde a um mês do ano. Se você não consumir romã, a semente da uva também pode ser guardada na carteira visando prosperidade.

Frutas secas

            Consumir frutas secas e cristalizadas como nozes, tâmaras, castanhas, avelãs ou figo pode significar sorte e fartura. Além disso, deixam a mesa da ceia bonita e combinam com o nosso verão.

Carnes

            Diz a superstição que a carne da ceia de ano novo deve ser de algum animal que não cisca para trás, pois isso pode trazer retrocessos nos projetos pessoais e profissionais. Neste momento, a carne mais famosa é a suína, que pode ser feita em diferentes receitas. Para quem não se alimenta de porco, a melhor opção é o peixe.

Um brinde!

Para completar a sua ceia de ano novo, não pode faltar o espumante! Seja mais doce ou mais seco, o importante é brindar a um novo ano que está chegando. Sinônimo de comemoração, simboliza alegria e abundância.

 

Pronto para 2019? Compartilhe conosco a sua ceia!

Feliz Ano Novo!

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.