O Rico Universo dos Temperos Indianos

22 de novembro de 2018 | Por

Quando fala-se na Índia, logo vem à mente sua cultura exótica, lugares e, claro, as especiarias. Conhecidos pelas cores, aromas e sabores normalmente picantes, os temperos indianos remetem à história das navegações, pois o país asiático estava na rota dos grandes produtores de temperos. Sendo assim, os produtos eram exportados para o mundo todo.

O mix de temperos indianos chama a atenção pela variedade e tornou-se famoso principalmente nas culinárias europeia e americana. Além de conferirem um sabor marcante aos alimentos, eles também têm efeito terapêutico, também ajudando na digestão. Entre esses temperos, os mais conhecidos são as pimentas, curry, cravo, canela, noz-moscada, cominho, mostarda e cúrcuma.

Por sua característica forte, recomenda-se sempre utilizar os condimentos indianos com moderação. Assim, a comida fica saborosa sem surpresas!

Veja alguns temperos indianos, seus benefícios e como incluir nas receitas:

Canela: conhecida por acelerar o metabolismo, é antioxidante e, para os diabéticos, melhora a sensibilidade à insulina. Em pó, pode ser usado salpicado em sobremesas, no cappuccino. Um uso comum da canela rama é no chá.

Cravo: É rico em substâncias antioxidantes e bactericidas. Utilizado sempre em sobremesas como arroz doce, doce de abóbora, canjica, entre outros.

Cominho: bom para a digestão e memória. É muito bom quando acrescentado a pratos à base de queijos, ovos, carnes, batatas e legumes.

Curry: é o tempero mais associado à culinária indiana. Tem sabor picante e é utilizado em carnes e aves, além de arroz. Costuma ser utilizado para substituir o sal por ser mais saudável. Ele ajuda no processo de digestão e no fortalecimento do sistema imunológico.

Noz-moscada: Conhecida pelo seu sabor marcante, é desintoxicante e auxilia no alívio de cólicas. É utilizada em pratos quentes, molhos e saladas.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.