Polêmica do fim de ano: a famosa Uva passa!

8 de novembro de 2018 | Por

Ela é amada por uns e odiada por outros. Quando vai chegando o fim de ano, é impossível não pensar em uma das maiores personagens da ceia de natal: a uva passa. É ela que dá o toque levemente adocicado a receitas salgadas, mas também está presente, é claro, nos doces.

Independente da opinião de cada um sobre a uva passa, essa tradicional frutinha seca é tão associada ao final de ano devido ao significado de fartura, fertilidade e prosperidade devido ao momento de passagem de um ciclo para outro. A uva passa remonta ao nosso passado, pois quando ficavam murchas na própria videira, serviram para saciar a fome de nossos ancestrais.

Desde então, as uvas já secas passaram a ser consumidas no Oriente e, em seguida, levadas ao Ocidente. Atualmente, o Chile é responsável por grande parte da sua produção, devido ao clima ideal para seu plantio.

Para chegar à consistência ideal, a uva, em seu formato normal, passa por um processo de secagem. Em seguida, é espalhada em esteiras ao sol, de duas a três semanas, para finalizar.

Gostando ou não, ela é rica em nutrientes e fibras, além de ser uma ótima fonte de energia. Por isso, a uva passa é bastante consumida como lanche.

Além das receitas de fim de ano, a uva passa também é comumente acrescentada no mix de nuts, cuca, cuscuz, salpicão de frango e arroz à grega, entre outras.

            Que tal inserir a uva passa no seu dia-a-dia sem preconceito? Confira essas receitas:

RECEITA DA SEMANA

Bolo de banana e uva passa

Ingredientes

11/2 xícaras de amido de milho

1 1/2 xícaras de farinha de trigo

1 colher de fermento em pó

1 xícara de açúcar

1 xícara de margarina

Banana em fatias a gosto

100 gramas de uva passa

3 ovos

1 xícara de leite

Canela em pó a gosto

Modo de Preparo

Misture em uma tigela o amido de milho, o açúcar, a farinha de trigo e a margarina. Esfarele com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Unte uma assadeira retangular (média) e espalhe um pouco da farofa. Cubra com fatias de bananas e salpique uva passas. Repita isso até que a última camada seja de farofa. Bata os ovos, junte o leite e o fermento. Despeje sobre as camadas e polvilhe canela. Leve ao forno por cerca de 20 a 25 minutos.

 

Essa semana temos RECEITA BONUS!

Bruschetta de berinjela com uva passa

Receitinha fácil, rápida, barata e deliciosa!

Coloque sobre as fatias de pão ciabatta berinjela, uva passa, uma cebola pequena picada, molho de tomate, cenoura ralada, queijo ralado e tomate seco. Deixe no forno pré-aquecido por apenas 3 minutos e sirva aos seus convidados

 

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.