Aveia, o Cereal Multifuncional

31 de outubro de 2018 | Por

Não é nenhum segredo que um dos cereais mais famosos no mundo é a aveia, afinal, pode ser encontrada com grande facilidade. Seja pela sua praticidade ou pelo custo-benefício, ela está presente na dieta em diversas refeições.

O segredo da aveia é que pode ser cultivada em diferentes tipos de solo por ser muito resistente. O cereal também carrega consigo inúmeras funcionalidades, por isso está sempre nas indicações dos nutricionistas e é uma das grandes estrelas da famosa Dieta Dukan, seguida mundialmente por milhares de pessoas e, inclusive, fez a cabeça de vários famosos.

Entre os benefícios para a saúde, em primeiro lugar, a aveia é popularmente conhecida por ser rica em fibras, auxiliando no processo de digestão. Além disso, não contém glúten, mas, por outro lado, tem em sua composição minerais, vitamina B1 e é uma ótima fonte de carboidratos e energia, ajudando no ganho de massa muscular, perda de peso e diminuição de colesterol.

Existem diversos tipos de aveia. Por isso, sempre surge a pergunta: qual a melhor variedade para incluir na dieta?

 

Aveia Fina, Média e Grossa

Os grãos de aveia inteiros são prensados em um formato achatado e também conhecidos como flocos de aveia.Podem ser encontrados nas versões fina e grossa e podem ser consumidos tanto in natura como adicionados a iogurtes, sucos, vitaminas, sopas e frutas. 

Farinha de Aveia

É produzida a partir da moagem da parte interna do grão, descartando as fibras presentes na casca. Apesar disso, são mantidos os carboidratos, as proteínas e os minerais. A farinha de aveia é ideal para substituir a de trigo na preparação de bolos, pães e tortas, entre outras receitas.

Grão de Aveia

Por ser conservado em sua totalidade, o grão de aveia é o formato que contém a maior fonte de energia. Lembre-se que os grãos germinam, já os flocos nem a farinha não.

 

RECEITA DA SEMANA

Panquequinha de banana 

Ingredientes

– 1 banana bem madura amassada

– 1 ovo

– 1 colher (sopa) farelo de aveia

– 1 colher (sopa) de farinha de linhaça

– 1 colher (sopa) de farinha de trigo integral e canela

 

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes e faça discos pequenos, não finos (estilo panqueca americana) em uma frigideira antiaderente em fogo médio. Vire para dourar os dois lados.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.