Tapioca, Sabor Nacional

3 de outubro de 2018 | Por

Free glúten, free sódio, free gordura. São diversos os rótulos que fazem da tapioca uma iguaria cada vez mais presente na mesa dos brasileiros, especialmente no café da manhã. A facilidade no preparo e os valores nutricionais chamam a atenção, além das várias possibilidades de recheio, seja doce ou salgado.

A tapioca tem uma importante raiz histórica nacional, pois o hábito de consumo teve início com os índios em todas as regiões do país. Produzida a partir da mandioca, ela é também conhecida como a fécula e é obtida após a sua trituração. Após virar uma massa bem fina, é misturada com água, peneirada, e colocada para descansar. O processo final consiste na secagem, ao sol ou artificial.

Muitos nutricionistas recomendam o consumo de tapioca por se tratar de um alimento com alto teor de carboidrato de boa digestão, auxiliando na perda de peso. Além disso, sacia a fome: duas colheres de sopa da farinha contêm 70 calorias, tudo isso sem nada de glúten. Não é à toa que o pão está perdendo espaço para a tapioca!

 

Tipos de tapioca

Você sabe diferenciar as consistências da tapioca? Confira no guia a seguir:

A Goma de Tapioca é a mais tradicional, largamente encontrada. Ela é usada para fazer a tapioca com recheios, além da crepioca.

A Massa tapioca hidratada é a mais indicada para quem ainda não conhece o ponto da liga e não sabe manter a goma com textura homogênea durante o preparo. Por isso ela está pronta para o uso, vai direto para a Panela

Já a Tapioca Granulada é formada por grãos que, quando hidratados, ficam com uma textura gelatinosa. Este tipo de tapioca é ideal para fazer bolos, pudins e cuscuz.

 

Receitas com tapioca

Crepioca

Ingredientes:

– 2 colheres de goma de tapioca

– 1 ovo

– Sal a gosto

– Orégano e temperos a gosto

 

Modo de preparo:

Em um bowl, misture bem todos os ingredientes. Coloque a massa em uma frigideira pequena pré-aquecida. Deixe em fogo baixo e vire.

Após o preparo, você pode cobrir com requeijão, peito de peru ou outros frios.

 

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.