O poder aromático da Segurelha

5 de setembro de 2018 | Por

O que é a segurelha? Essa erva aromática é originária da Europa e ficou famosa na idade média, sendo também conhecida como “Herbes de Provence”.

É encontrada fresca ou seca e utilizada de duas formas: como planta medicinal, favorecendo a digestão e auxiliando no alívio de cólicas por meio de infusões, e também como tempero na culinária. Algumas pessoas ainda a utilizam como planta ornamental.

A segurelha também possui ótimas propriedades nutricionais, pois é rica em cálcio, magnésio e vitamina A. Como resultado, melhora a imunidade do organismo, combate doenças de pele e previne o envelhecimento precoce.

Seu sabor é levemente picante, por isso, é comum ser associada ao feijão em primeiro lugar, mas também acompanha legumes, carnes, peixes e, inclusive, sopas. Além disso, dá um “sabor extra” a receitas com outras ervas como manjericão, louro, cominho, alho, alfazema, manjerona, orégano, salsa, alecrim e tomilho. Mas o grande poder está no aroma, oferecendo um toque todo especial no preparo.

Durante muito tempo, no período das grandes guerras, a segurelha foi utilizada no lugar do sal e da pimenta. Por isso, tornou-se famosa como tempero. Diz a lenda que esse tempero também é afrodisíaco.

Confira a seguir uma receita com segurelha e conheça de perto todo o seu sabor e aroma:

 

Filé de frango ao molho de Segurelha

 

Ingredientes:

– 6 filés de frango pequenos;
– 1 xícara de cebola ralada;
– 2 colheres (chá) de óleo;
– 1 colher (sopa) de segurelha desidratada;
– 1 xícara de vinho branco seco;
– 3 colheres (chá) de molho shoyu;
– 1 pote de iogurte natural;
– 1 pitada de sal;

– Pimenta-do-reino a gosto.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.