Arroz: Preferência nacional em diferentes variedades

29 de agosto de 2018 | Por

O que seria do prato do brasileiro sem o arroz? Este cereal tão tradicional – mais conhecido como o companheiro inseparável do feijão – tem suas origens no sudeste da Ásia. Até os dias de hoje, o cultivo de arroz nessa região encanta pela beleza dos campos e cuidados dos produtores locais no manuseio. O Brasil é, hoje, o 9º maior produtor de arroz no mundo.

O arroz branco, carro-chefe no mercado de cereais, é rico em proteínas, fibras e aminoácidos.Além dele,existem diversos outros tipos que abrem um leque de possibilidades e fatores nutricionais. O mais famoso é o arroz integral, muito indicado por nutricionistas para manter o corpo saudável.

Conheça outras variedades do arroz e aproveite para criar novas receitas:

 

Arroz Arbóreo

            De fácil cozimento, este grão tem grande quantidade de amido e é o mais indicado para o preparo de risotos. Como o resultado do cozimento é sempre mais cremoso que os demais, o arroz arbóreo também absorve melhor os condimentos utilizados na receita. Experimente preparar risotos de frango, palmito, camarão, funghi ou alho-poró. Fica uma delícia!

 

Arroz Integral Agulhinha

            É uma ótima opção para quem busca uma rotina de alimentação saudável. O grande diferencial está na apresentação: como o arroz não passa pelo processo de refinamento, os nutrientes são mantidos por completo. Seu tempo de cozimento é maior, mas ainda assim é um ótimo custo-benefício. Não é à toa que este é segundo tipo de arroz mais consumido no Brasil.

 

Arroz Integral Cateto Branco

            Tem benefícios semelhantes aos do arroz integral agulhinha, mas vem em grãos menores e mais transparentes antes do cozimento, o que o torna mais macio e de melhor cozimento.

 

Arroz Integral Cateto Misto

            É uma excelente fonte de energia, isso porque possui uma alta concentração de amido e também retém maior quantidade de nutrientes. Tem ainda ferro e zinco, auxiliando na sensação de saciedade ao longo do dia.

 

Arroz Integral Cateto Vermelho

            É pouco conhecido no Brasil, mas conta com poderosos nutrientes que auxiliam na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL), além de fibras para o bom funcionamento intestinal. Tem um sabor intenso, por isso, é utilizado em pratos mais sofisticados.

 

Arroz Integral Negro

            Conhecido como o “tesouro do mediterrâneo”, o arroz negro é perfeito para harmonizar com frutos do mar. Além de ser muito saboroso, tem menor quantidade de gordura se comparado ao arroz integral e alto teor de fibras e magnésio, ajudando a fixar o cálcio.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.