Consumo de Pistache auxilia redução do colesterol

25 de julho de 2018 | Por

Entre outros benefícios, o pistache possui ainda na sua composição nutrientes como cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, selênio, zinco e vitaminas A, B-1 (tiamina) e B-6

Rico em fitosterol, substância diretamente relacionada à redução do colesterol, o pistache é uma amêndoa de alto valor nutritivo e também auxilia na prevenção de certos tipos de câncer,. Segundo especialistas, o seu consumo é recomendado de forma diária por ser um alimento rico em fibras, e uma porção de pistache acaba tendo mais fibras do que meia xícara de brócolis ou espinafre.

Além disso, o fruto possui outros nutrientes importantes em sua composição como cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, selênio, zinco e vitaminas A, B-1 (tiamina) e B-6. A parte comestível desta amêndoa se restringe aos grãos encontrados na parte interna de sua casca protetora.

Nativo do Oriente Médio, o pistache tem excelente cultivo em climas quentes, por isso, sua propagação na região e no Mediterrâneo ocorreu rapidamente, se tornando uma iguaria apreciada entre a realeza, viajantes e pessoas comuns. Junto com as amêndoas, os pistaches eram frequentemente consumidos no percurso da antiga Rota da Seda, que ligava a China ao Ocidente. No Brasil, não existe plantio comercial, ou seja, o pistache que consumimos é importado.

Embora, a forma mais comum de consumo do pistache seja o fruto em si, ele também é utilizado em receitas doces e salgadas como cremes, bolos, sorvetes e profiteroles. Confira como preparar uma deliciosa opção com este produto!

Sugestão de receita

Creme de pistache

175g de pistaches sem sal e sem casca
100g de açúcar refinado
50g de água
Algumas gotas de essência de amêndoas

Modo de preparo
Faça uma calda com o açúcar e a água. Reserve e deixe esfriar um pouco, o suficiente para que a calda possa ser levada ao processador. Na sequência, bata os pistaches no processador juntamente com a calda ainda quente, mas despeje-a a medida que for necessário a fim de obter uma pasta cremosa e homogênea. Se for preciso, acrescente um pouco de água. Depois, adicione a essência de baunilha e misture bem. Guarde em um recipiente hermético se não for usar de imediato.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.