Ervilha Seca: Um Coringa para Receitas Vegetarianas

27 de abril de 2018 | Por

No Brasil, a forma mais comum de se consumir ervilha é em conserva, aquela enlatada geralmente utilizada em lanches e pratos frios em geral. Porém, há uma maneira muito mais saudável de usufruir do seu sabor e benefícios: utilizando o legume na forma seca.

A ervilha, que nada mais é que o grãozinho contido na vagem, tem produção nacional e é cultivada em regiões frias do Brasil no inverno, o que garante bom preço nas prateleiras e o frescor do alimento. Por isso é uma boa pedida incluí-lo na sua lista de compras!

Com muito mais nutrientes por não ter passado pelo processo de industrialização, a ervilha seca possui alto teor de proteínas e é uma boa fonte de antioxidantes, vitaminas A e C e potássio, além de ser uma aliada das dietas, pois tem baixo índice de calorias, ajuda controlar os níveis de colesterol e de açúcar no sangue e a regular o funcionamento do intestino.

Assim como outros alimentos já muito presentes nas refeições dos brasileiros como feijão e lentilha, a ervilha pode ser a estrela de muitos pratos, podendo, inclusive, ser preparada na panela de pressão na forma de sopa ou al dente com caldo para acompanhar carnes e arroz, por exemplo. Com o ingrediente é possível preparar desde um tropeiro de ervilhas até hambúrguer vegetariano. Confira a receita sugerida pelo site Presunto Vegetariano, que ensina a fazer hambúrguer de ervilha!

Ingredientes

1 xícara (de chá) de ervilha partida seca
2 dentes de alho picados
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
1 e 1/2 xícara (de chá) de água ou caldo de legumes quente
1/2 xícara (de chá) de salsinha picada
1 colher (de sopa) de orégano desidratado
1 pitada de cominho
1 colher (de sopa) de suco de limão
Farinha de trigo integral ou branca, aveia em flocos finos ou farinha de arroz para dar liga (cerca de 1/2 xícara)

Modo de preparo

Em uma vasilha, coloque a ervilha seca, cubra com o triplo de água e deixe de molho por 12 horas. Escorra, lave e reserve.

Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Acrescente a ervilha, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos. Adicione a água ou caldo de legumes, misture, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a tampa semi fechada.

Deixe cozinhar até a ervilha estar bem macia, porém ainda com o formato dela, não desmanchando. Se necessário, acrescente mais água.

Desligue, corrija o sal, se necessário, e tempere com o que preferir.

Eu coloquei salsinha, orégano desidratado, limão e uma pitada de cominho. Misture bem e deixe esfriar.

Quando a mistura estiver morna, adicione farinha de trigo integral ou branca, aveia em flocos finos ou farinha de arroz aos poucos. Misture até obter uma massa modelável.

Modele hambúrgueres, coloque sobre papel manteiga e leve ao freezer por uma hora, para ficarem mais firminhos na hora de fritar.

Espalhe um fio de óleo em uma frigideira antiaderente e frite os hambúrgueres em fogo médio até ficarem levemente dourados dos dois lados. Para virar, espere ficarem bem douradinhos, para não desmancharem.

Sirva com o molho e está pronto!

Fonte Receita: https://www.youtube.com/watch?v=iAuvWhHXQy0

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.