Goma Xantana: Um substituto ao uso do glúten de trigo

4 de abril de 2018 | Por

Dados recentes revelaram que um em cada 600 brasileiros foram diagnosticados com a doença celíaca ou intolerância ao glúten, que é a incapacidade de processar a proteína presente em cereais altamente consumidos pela população como trigo, cevada, centeio e aveia.

O número de diagnósticos da doença tem aumentado e, com isso, a alta demanda por alimentos sem componente tem provocado mudanças no setor alimentício. Para se adaptar ao mercado e não enfrentar queda de vendas, a indústria tem utilizado um componente substituto capaz de, mesma forma que o glúten, constituir produtos consistentes, volumosos, macios e elásticos no caso dos pães e massas em geral, bem como cumprir a tarefa de espessar e encorpar molhos e sobremesas – a goma xantana.

A goma xantana, derivada da fermentação do amido de milho com o microorganismo Xanthomonas campestri, é comercializada na forma de pó, não possui cheiro nem altera o sabor dos alimentos, independentemente da quantidade utilizada. Também é amplamente utilizada em outros setores como o farmacêutico, de higiene, cosméticos, entre outros. Toda a goma utilizada no Brasil é importada de países do sul da Ásia.

De acordo com a nutricionista Fernanda Linzmeyer, a goma xantana não é capaz de gerar processo inflamatório ou alérgico como ocorre comumente com o glúten. “Não há casos de contraindicação que apontem malefícios causados pela goma. Caso ocorra alguma reação adversa, será em decorrência do consumo do alimento que contém o componente, mas não pela substância em si”, revelou.

Sugestão de Receita

Pão sem glúten

. 150 g polvilho doce

. 150 g farinha de arroz

. 35 g de açúcar (2 colheres de sopa)

. 2 g, meia colher de chá de goma xantana

. meia colher de chá de sal (2 g)

. 8 g de fermento de pão instantâneo (1 colher de sopa)

. 150 ml de água

. 3 ovos inteiros

. 2 colheres de sopa de óleo

Modo de preparo

Utilizando uma espátula e uma bacia, misture  primeiramente todos os ingredientes secos. Depois adicione a água em temperatura ambiente e os demais ingredientes líquidos, misturando bem antes de levar à batedeira por três minutos na velocidade média ou até formar uma massa homogênea.

Unte uma forma retangular de 23×10 cm e despeje a massa. Deixe crescer por  20 minutos.

Preaqueça o forno por cinco minutos na temperatura de 200 graus. Com o forno já quente, asse o pão por 35 minutos. Desenforme-o sobre uma grade para que não umedeça o fundo.

O pão depois de pronto pode ser congelado por até três meses.

Rendimento da receita: um pão

 Fonte da Receita: Delícia sem Glúten

*Para mais receitas sem glúten fica nossa sugestão do Aplicativo para celular: Receitas sem Glúten disponível para IOS e Android.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.